A Instituição

icone-whatsapp

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA - REGIONAL MARANHÃO é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e científico, fundada em 27 de dezembro de 1975, com prazo de duração indeterminado, com sede e foro no Estado do Maranhão. Seus associados são classificados em quatro categorias: aspirantes, efetivos, contribuintes e colaboradores.

Para filiar-se a SBD o médico deve estar cursando ou ter cursado há menos de um ano especialização em dermatologia em Serviço Credenciado e ser apresentado por três associados efetivos. Desta forma, após aprovação no Conselho Decisório da entidade, passa à categoria de associado aspirant. Uma vez obtendo aprovação no concurso para o Título de Especialista em Dermatologia (TED), em exame a nível nacional, organizado anualmente por uma comissão indicada pela SBD, passa à categoria de associado efetivo.

São associados contribuintes aqueles que ainda não foram aprovados no TED, e possuem mais que cinco anos de inclusão no quadro associativo da entidade. Os associados colaboradores são constituídos por médicos de outras áreas da medicina que reconhecidamente ofertaram serviços relevantes à SBD. A SBD-MA atualmente conta com 27 associados divididos nas categorias titular e contribuinte. Tem por finalidade o estudo, a pesquisa, a difusão e o progresso da medicina dermatológica e domínios afins, no âmbito do Estado do Maranhão, e dever-se-á manifestar, sempre que necessário, sobre: a definição de atos dermatológicos; a delimitação de área de atividade do dermatologista; outros assuntos de interesse no exercício da dermatologia.

A SBD-MA, poderá propor, às entidades competentes, medidas visando preservar, disciplinar e fiscalizar o exercício da Dermatologia no âmbito do Estado do Maranhão.

A SBD-MA, poderá propor, às entidades regionais geograficamente coligadas, medidas conjuntas visando preservar, disciplinar e fiscalizar o exercício da Dermatologia no âmbito de abrangência das mesmas. Em situações que envolvam assuntos de âmbito federal, as medidas poderão ser propostas pela SBD-MA após anuência da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A SBD-MA procurará contribuir para a orientação e solução dos aspectos médico-sociais da Dermatologia e domínios afins.